[Exame] - Na crise, só há uma opção: economizar. Colocar os gastos na ponta do lápis e segurar as compras por impulso são os primeiros passos para controlar suas finanças (consulte a Vantagem Consultoria sobre como fazer isso). Mas será que os brasileiros têm feito a lição de casa?
Um levantamento realizado pelo Ibope DTM e do SPC Brasil, através da plataforma de dados PeopleScope, mostrou que sim, pelo menos quando o assunto é compras no supermercado. Foram monitorados os gastos de consumidores em três redes varejistas no Sudeste.
Em 2015, o valor médio gasto com produtos de supermercado caiu 4,8%, na comparação com o ano anterior, e a média de itens comprados diminuiu 0,7%. Mas, por outro lado, a média de visitas ao local cresceu 2,1% nesse período.
Para Bernardo Canedo, presidente executivo do Ibope DTM, esse movimento ocorre porque os consumidores diminuíram a quantidade de refeições fora do lar e aumentaram o consumo em casa.
O que fazer para gastar menos?
De acordo com o presidente executivo do Ibope DTM, os brasileiros reagiram à crise, independentemente da classe social. O PeopleScope dividiu a população brasileira e descobriu que o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras foi homogêneo na população.
“Considerando que temos, hoje, cerca de 60 milhões de inadimplentes no país, a palavra de ordem é planejamento”, diz Magno Lima, superintendente de novos negócios do SPC Brasil. “As pessoas continuam com suas aspirações, mas terão que se planejar melhor para poder alcançá-las”, completa.
Algumas atitudes simples podem ajudar você a gastar menos no supermercado e nas contas da casa. Veja outras dicas práticas para economizar e monte um planejamento familiar com um consultor financeiro.
VANTAGEM ASSESSORIA E INFORMACOES CADASTRAIS LTDA / CNPJ 18.786.461/0001-05
R MANOEL MACEDO 234 B. SAO CRISTOVAO - BELO HORIZONTE MG